A natação não deve ser considerada somente um esporte, praticado em inúmeras academias espalhadas pelo nosso país.

Levando-se em consideração um famoso bordão nacional “a natação é um esporte completo”, cabe a todos que trabalham com ela, usufruir de todos os benefícios que a mesma pode proporcionar aos seus praticantes.

A melhor maneira de alcançar um bom condicionamento é através dos exercícios físicos.

Fazer exercícios na água ajuda a eliminar a autocracia em relação aos movimentos, porque ninguém pode ver o que estamos fazendo. Não é preciso ter medo de não se sair bem ou de que os outros o observem.

Seja para as pessoas de qualquer idade, como as chamadas populações especiais (gestantes, asmáticos, idosos) os benefícios que a prática da natação promove são inquestionáveis.

A importância da natação para sociedade humana é inquestionável, pois os benefícios dos exercícios que a água exerce, traz um extraordinário bem estar ao corpo e a mente, sendo eficaz, estimulante e de agradável sensação, contudo as atividades na água não são monótonas ou estressantes.

Diferente dos exercícios no solo que oferecem muitos benefícios, mas quase sempre provocam dores, superaquecimento, transpiração e sensação de exaustão, a prática da natação regular, melhora todos os cinco componentes do condicionamento físico: condicionamento aeróbico, força muscular, resistência muscular, flexibilidade e composição corporal. Cada um destes componentes desempenha um papel vital na saúde do organismo.